LER E ESCREVER NAS AULAS DE HISTÓRIA
DA PRISÃO DA PALAVRA AO LABIRINTO DO EXTERIOR
Palavras-chave:
Ensino de História, fabulação, escrita, leituraResumo
Este artigo busca dar atenção a dois conjuntos de questões relativos às praticas de leitura e escrita nas salas de aula de História. De um lado, apresenta dados de uma investigação sobre as diferentes práticas de leitura e escrita geralmente usadas nesse contexto; de outro lado, aborda as práticas ainda não possíveis de catalogar. Trata-se, portanto, de uma reflexão sobre a potência que transita, por vezes, fora das salas de aula e que pode permitir a produção de novas práticas de leitura e escrita e, sobretudo, provocar os jovens para que produzam narrativas históricas através da criação e da imaginação. Nesse sentido, o artigo apresenta o pensamento do exterior (Fora) de Michel Foucault como elemento teórico que permite pensar nossa relação com a linguagem e com as práticas de leitura e de escrita.
Downloads
Referências
AVILA, Arthur Lima de. Povoando o presente de fantasmas: Feridas históricas, passados presente e as políticas do tempo de uma disciplina. Teoria da História & Historiografia, ano 7, n. 2, agosto-dezembro 2016.
BERGSON, Henri. Seleção de textos. São Paulo: Nova Cultural. Coleção Os Pensadores, 1989.
BERGSON, H. A Evolução Criadora. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2005.
CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; MARTINS, Carlos Henrique dos Santos. A Escola Diante das Culturas Juvenis: reconhecer para dialogar. Educação, Santa Maria (UFSM), v. 36, p. 45, jan. 2011.
Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2910/1664>. Acesso em: 20 jan. 2017.
DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo. Brasiliense, 2005.
DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. São Paulo: Ed. 34, 1999.
FOUCAULT, Michel. O pensamento do exterior. In: Ditos e Escritos III. Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
PEREIRA, Nilton Mullet & TORELLY, Gabriel 2014. O retorno da aula expositiva no ensino de História: notas para uma prática fabulatória. Revista Espaço Pedagógico. V. 21, No 2, Passo Fundo. Jul/Dez 2014.
PEREIRA, Nilton Mullet. Ensino de História e resistência: notas sobre uma história menor. In: Elison Antonio Paim. (Org.). Patrimônio Cultural e Escola. 01ed.Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017, v. , p. 227-246.
PELBART, Peter Pál. Da clausura do Fora ao Fora da clausura: Loucura e Desrazão. São Paulo. Brasiliense. 1989.
PEREIRA, Nilton M.. Amor e interioridade no Ocidente Medieval: as Cansos de Guilherme IX. Ler História , v. 57, p. 33-58, 2009.
WHITE, Hayden. The Pratical Past. Evanston (EUA): Northwestern University Press, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.