A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DO ORADOR E A RETÓRICA COMO SEU INSTRUMENTO DE AÇÃO NO PRINCIPADO
Schlagworte:
sociedade romana, educação, oratóriaAbstract
Neste artigo buscamos estabelecer uma compreensão da importância do orador para a sociedade romana, ressaltando a sua formação educacional, a construção social e cultural de seus valores morais, dentro de um longo e complexo sistema de tradições e costumes. Desta forma, procuramos fazer esta análise buscando comentários extraídos de autores latinos, que nos ajudam a construir referências a este processo, possibilitando o delineamento de um panorama de transformações políticas e sociais dentro da sociedade romana.
Downloads
Literaturhinweise
LOPEZ EIRE, Antonio. Los fundamentos de la Retórica. Buenos Aires: UNS, 2001.
MARROU, H.I. Educação no mundo Antigo. São Paulo: Editora pedagógica Universitária, 1990.
PEREIRA, Marcos Aurélio. Quintiliano Gramático. São Paulo: FFLCH/HUMANITAS, 1999.
PETERLINI, Ariovaldo Augusto. “A retórica na tradição latina”. In: MOSCA, Lineide do Lago Salvador (org). Retóricas de ontem e hoje. São Paulo: FFLCH/HUMANITAS, 1997.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.