A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DO ORADOR E A RETÓRICA COMO SEU INSTRUMENTO DE AÇÃO NO PRINCIPADO

Autores

  • Rafael Costa Campos Universidade Federal de Goiás – UFG

Palavras-chave:

sociedade romana, educação, oratória

Resumo

Neste artigo buscamos estabelecer uma compreensão da importância do orador para a sociedade romana, ressaltando a sua formação educacional, a construção social e cultural de seus valores morais, dentro de um longo e complexo sistema de tradições e costumes. Desta forma, procuramos fazer esta análise buscando comentários extraídos de autores latinos, que nos ajudam a construir referências a este processo, possibilitando o delineamento de um panorama de transformações políticas e sociais dentro da sociedade romana.

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Biografia do Autor

Rafael Costa Campos, Universidade Federal de Goiás – UFG

Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Referências

LOPEZ EIRE, Antonio. Los fundamentos de la Retórica. Buenos Aires: UNS, 2001.

MARROU, H.I. Educação no mundo Antigo. São Paulo: Editora pedagógica Universitária, 1990.

PEREIRA, Marcos Aurélio. Quintiliano Gramático. São Paulo: FFLCH/HUMANITAS, 1999.

PETERLINI, Ariovaldo Augusto. “A retórica na tradição latina”. In: MOSCA, Lineide do Lago Salvador (org). Retóricas de ontem e hoje. São Paulo: FFLCH/HUMANITAS, 1997.

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Publicado

2008-03-31

Como Citar

Costa Campos, R. . (2008). A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DO ORADOR E A RETÓRICA COMO SEU INSTRUMENTO DE AÇÃO NO PRINCIPADO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 5(1), 1–11. Recuperado de https://revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/179