O desafio da educação em Direitos Humanos na Universidade Federal do Amazonas em tempos de retrocessos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1368

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Ensino Superior, Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa documental que analisou a política de Educação em Direitos Humanos (EDH) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), levando em consideração as diretrizes referentes à Educação Superior no Plano Nacional de EDH. As conclusões do estudo apontam que mesmo diante dos retrocessos, a universidade vem construindo vias de promover os direitos humanos, fortalecer as ações existentes e ampliar suas iniciativas de educar em e para os direitos humanos, compartilhando suas atuações e avançando na concretização do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Priscilla Pereira Calegare, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Discente do curso de Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas e pedagoga do Tribunal de Justiça do Amazonas. 

Rosimario de Aragão Quintino, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Discente do curso de Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas e professor da SEDUC-AM. 

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas, Graduada, Mestra  e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista Produtividade CNPq. Relatora Nacional de Direitos Humanos da Plataforma DHESCA. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM.

Referências

ALVA, Blanca Beatriz Díaz. A educação superior em direitos humanos face à ideologia neoliberal globalizada. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos. Bauru, v. 2, n. 2, p. 115-130, jun. 2014. Disponível em https://www3.faac.unesp.br/ridh/index.php/ridh/article/view/179/95. Acesso em 16 ago. 2021.

BARROS, Gabriel Renan Neves; SOUZA NETO; João Clemente de; SANTOS, Ricardo Miranda. (2022). Educar na Amazônia: os Estudos Amazônicos como política pública de resistência à dinâmica do capital. Revista Educação e Políticas em Debate. Uberlândia, v. 11, n. 3, p. 912-928, set./dez. 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66311/34258. Acesso em: 05 ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n3a2022-66311

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996

BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos. Pacto Universitário pelos Direitos Humanos. Brasília; 2016

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. –Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério dos Direitos Humanos, UNESCO, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/educacao-em-direitos-humanos/DIAGRMAOPNEDH.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.59237/jurisfib.v10i10.406

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). IBGE cidades. Amazonas 2020a. Disponível em: www.cidades.ibge.gov.br/brasil/am/panorama. Acesso em: 15 ago. 2020.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimativas da população residente para os municípios e para as unidades da federação brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2020. Rio de Janeiro: IBGE, 2020b.

CANDAU, Vera. Maria. Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc., v. 33, n. 120, jul.-set. 2012, p. 715-726. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000300004

DAMASCENO, Alberto; SANTOS, Émina. A educação como direito humano na Amazônia brasileira no contexto do novo plano nacional de educação. IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação dias 14, 15 e 16 de abril de 2014, Porto, Portugal. Anais [...]. Disponível em: https://anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT5/GT5_Comunicacao/AlbertoDamasceno_GT5_integral.pdf. Acesso em: 19 ago. 2021

FLORES, Joaquim Herrera. A (re)invenção dos direitos humanos. Tradução Carlos Roberto Diogo Garcia; Antonio Henrique Graciano Suxberger; Jefferson Aparecido Dias. Florianópolis: Fundação Boiteaux, 2009.

LIMA, Fábio Souza. (2020). Educação e democracia: nossos maiores patrimônios. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Do Amazonas, v. 1, n. 1, 2020, p. 1-4. Disponível em: www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/7758. Acesso em: 05 ago. 2023.

MASCARENHAS, Suely Aparecida do Nascimento. Ecos do racismo na Amazônia: desafios do ensino para superação da dívida histórica de respeito e cidadania para todos os brasileiros. Educamazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 18, n. 2, jul-dez, 2017, p. 202-216. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/4592. Acesso em: 15 ago. 2021.

QUINTINO, F. P. de A. Políticas públicas e formação de professores: o PARFOR e as mudanças objetivas e subjetivas na vida dos trabalhadores docentes em Itamarati-AM. 2023. 223 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.

SACAVINO, Susana Beatriz. Democracia e educação em direitos humanos na América Latina. Petrópolis: De Petrus et alli, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa Santos. A difícil democracia. São Paulo: Boitempo, 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), 2018. Resolução 30, de dezembro de 2018. Aprovou a Política Permanente de Equidade de Gênero da Universidade federal do Amazonas. Disponível em https://conselhos.ufam.edu.br/images/deliberacoes/res-n-030-2018-consuni.pdf Acesso em 20 de ago. de 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), 2019. Minuta da Resolução da Política de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas. Disponível em https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/3011/3/Minuta%20de%20Resolução%20com%20Justificativas.pdf Acesso em 20 de ago. de 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM). Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Portaria nº 164, de 06 de maio de 2020, que cria o Grupo de Trabalho "Construção da Política de Gestão de Pessoas". Disponível em https://edoc.ufam.edu.br/bitstream/123456789/3409/1/PGP.pdf. Acesso em 21 de ago.de 2021.

VENTURI, Gustavo. A construção de Direitos Humanos Universais in: Revista Direitos Humanos, Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2009.

VIÉGAS, Lygia de Sousa; GOLDSTEIN, Thaís Seltzer. Escola sem partido, sem juízo e sem bom senso: judicializando e medicalizando a educação. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, v. 14, n. 1, 2017, p. 1-20. Disponível em: https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/578. Acesso em: 05 ago. 2023.

VIOLA, Solon Eduardo Annes. Políticas de Educação em Direitos Humanos. In: SILVA, Ainda Monteiro; TAVARES, Celma (org.). Políticas e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

CALEGARE Pereira , F. P., QUINTINO Aragão , R., & SILVA Ribeiro da , I. (2023). O desafio da educação em Direitos Humanos na Universidade Federal do Amazonas em tempos de retrocessos. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 20(2), 61–81. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v20i2.1368